(1) No interior de uma pequena capela, descansando em cama e cuidadosamente vestido com roupas próprias para sua idade, incluído aqui um parzinho de meias improvisados de luva, descansa o menino Jesus. A capelinha é um arranjo geológico natural: duas grandes pedras que, com ajuda de beatos e romeiros, ganhou uma cruz no seu ápice e virou abrigo santo. A capela, protegida por um portãozinho, que está sempre aberto, é adornada de fitilhos, brinquedos, ex-votos e fotos. Presentes de algum romeiro que alcançou uma graça com a intervenção de Padre Cícero. O menino Jesus que ali descansa é amalgama da intervenção individual e de uma composição coletiva. Imagem e ornamentos que são modificados e renovados a cada nova manifestação da devoção dos romeiros que peregrinam até o Santo Sepulcro.
(2) Nova Jerusalém, Colina do Horto e o Santo Sepulcro. Tais denominações são traduções forjadas pelos Beatos de Padre Cícero, que ao migrarem para Joaseiro, passavam exercer funções diversas dentro de uma estrutura particular deste catolicismo caririense. Representações de um catolicismo popular, estes espaços emergem simbolicamente como a reconstrução dos lugares bíblicos. Joaseiro, a Nova Jerusalém, a cidade que se eleva na presença dos devotos, peregrinos e romeiros de Padre Cícero, que junto da Beata Maria de Araújo, fizeram transfigurar a sagrada hóstia no sangue de Cristo. Colina do Horto, o Horto das Oliveiras, o lugar de descanso e meditação do Padim, assim como era o Monte das Oliveiras para Jesus. Santo Sepulcro, lugar de nascimento e sepulcro de Nosso Senhor e seus beatos.
(3) O Santo Sepulcro é uma paisagem natural composta por grandes formações rochosas e várias capelas, algumas de taipa de pilão e outras de alvenaria. Foi local de penitência, autoflagelação e morada de beatos ainda quando o santo padre se encontrava vivo. Ali está sepultado o Beato Manoel João, pregador e catequista sob a benção de Padre Cícero. Compõe, juntamente com o monumento do Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero e a Igreja do Bom Jesus do Horto, o Geossítio da Colina do Horto.