Trecho da entrevista realizada com Raimundo Sebastião de Oliveira, Didi. Didi, morador do Sítio Chapada do Baixio (Crato / Ceará), é agricultor e cordelista.
Trecho da entrevista realizada com Francisca Maria Cardoso de Oliveira, Mana do Romualdo. Mana, moradora do Sítio Romualdo (Crato / Ceará), é pedagoga aposentado e cordelista membra da Academia dos Cordelistas do Crato ocupando a cadeira de número 11.
Dona Mocinha nasceu em 1918 e foi batizada com o nome de Maria Barbosa Silva Santos. Com um incrível poder espiritual e um profundo conhecimento sobre plantas medicinais Dona Mocinha foi meisinheira, parteira, rezadeira e contadora de história. Seus pais são naturais de Pajeú, Pernambuco e migraram para o Cariri no início do século XX. Na época os rumores da guerra contra o Juazeiro de Padre Cícero atraíram milhares de sertanejos. A pedido de Padre Cícero a família obteve morada nas terras do coronel Antônio Luiz que na época possuía terras no Baixio das Palmeiras. Foi neste território que Dona Mocinha viveu partilhando toda a sua sabedoria. Faleceu em paz no ano de 2017 em sua residência ao lado de dezenas de familiares e amigos deixando um rico legado da cultura popular nordestina.
Material cedido por Manoel Deisson Xenofonte Araújo.
Texto: Liro Nobre.
Edição: Gustavo Ramos.